domingo, 31 de outubro de 2010

Como ler um artigo cientifico

Olá, saudações!
Recentemente, tivemos a oportunidade de assistir uma bela palestra do Prof. Dr. Antonio Marcos Vargas da Silva sobre como ler um artigo científico. Antônio foi preciso, didático, explanando com uma resenha de slides como se escreve um artigo. Pontuou a introdução, os métodos, os resultados e a conclusão. Ensinou a plateia como fazê-los, detalhes (macetes), deu pinceladas sobre estatística e como empregá-la. Silva está "fresquinho" na área científica. Tem ministrado aulas sobre metodologia, realizado pesquisas, enfim, totalmente envolvido com a área acadêmica. Atualmente, é professor do curso de fisioterapia da UFSM onde está organizando o curso de Pós-graduação. Nota-se no seu linguajar o "up date" em pesquisa, influência de seus orientadores da UFRGS.
Convidamos o Prof. Antônio para abordar esse tema, pois, recebemos, diariamente, uma enxurrada de artigos de revistas confiáveis e não tão confiáveis na área médica. Infelizmente,
a faculdade não prepara adequadamente seus alunos para "separar o joio do trigo" quando lêem um artigo. Sabemos que a indústria encontra-se por trás de grande parte desses trabalhos e o que interessa a seus acionistas nem sempre interessa a comunidade científica ética. Assim, a palestra ministrada na sessão científica do Icor trouxe um pouco de luz a essa temática, que deverá ter outros capítulos.
Um fraternal abraço.

Arnoldo.

Nenhum comentário: