domingo, 10 de outubro de 2010

Caminhada do coração

Ola!

No último sábado de setembro, tivemos, em Santa Maria, a tradicional caminhada do coração na sua décima terceira edição. Esse ano, a caminhada ocorreu junto a abertura da Semana do Idoso e a Semana de Prevenção de Acidentes de Trânsito, sob a organização da prefeitura municipal de Santa Maria. Participaram entidades ligadas a terceira idade, escolas, clubes de servico. Durante o trajeto fomos "puxados" pela banda do Colégio Providência e pelo mascote do Instituto do Coração de Santa Maria, o ICORZINHO. Lembramos aos participantes que no dia 26 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Coração. Chamamos a atenção sobre os fatores de risco cardiovasculares e a necessidade de evitá-los para que possamos ter uma maior sobrevida e chegar na terceira idade, principalmente, com qualidade de vida (que é o fundamental ).
Nota: o Icor participa da caminhada do coração desde as suas primeiras edições, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, independente das cores partidárias de suas gestões.
Um abraco.
Arnoldo.

Azeite de oliva e saude

Bom dia!


No dia 26 de setembro recebemos o senhor Guajará J. Oliveira, especialista em Olivicultura pelo Instituto de Formação e Investigação Agrária e Pesqueira da Andaluzia-IFAPA/ESPANHA. O Sr. Guajará é o atual presidente da Associacao Riograndense de Olivicultores-ARGOS. Oliveira foi o introdutor dessa nova cultura no Rio Grande do Sul, proprietário da Chácara Cerro dos Olivais-Picada Grande, em Caçapava do Sul, onde foi elaborado o primeiro azeite de oliva do Brasil com plantas produzidas com os avanços tecnológicos do setor. Atualmente, no Cerro, existem 7.400 plantas em uma área de 20 hectares.
A plateia deliciou-se com a apresentacao de Guajará que foi entusiástica. Muito se fala do azeite de oliva e seus predicados, porém se desconhece os processos de cultivo, a produção, a distribuição, a conservação. Ainda, os tipos de oliveiras, o solo, o clima, os tipos de azeite. Sabemos que os azeites de oliva extravirgem são mais benéficos para a saúde pela sua capacidade antioxidante e a elevacao do HDL, mas os azeites que temos nas gôndolas dos supermercados, realmente, apresentam essas propriedades? Segundo Oliveira, não! As indústrias com sua voracidade de lucros misturam esses produtos com azeites de baixa qualidade e se perde as suas propriedades inatas.
Ao final da palestra, tivemos uma degustação dos azeites de Picada Grande, puros, com sal e com pimenta, sendo que os participantes foram agraciados com um vidro de azeite das oliveiras produzidas pelo palestrante Oliveira.