domingo, 12 de julho de 2009

Tio Rômulo

Boa tarde,

Dia 08 de julho,recebemos uma ligação do Hospital de Caridade,informando do falecimento do Dr.Rômulo Aita,cardiologista,ex-professor da disciplina de cardiologia da UFSM e membro da Associação Protetora do HCAA.Em um primeiro momento,ficamos consternados com o desaparecimento do querido catedrático.Em um segundo momento,refletimos e entendemos que o melhor para ele,foi descansar.Rômulo estava gravemente enfermo já há algum tempo e apresentava uma pobre qualidade de vida.Passava boa parte do tempo hospitalizado onde era tratado de complicações cardiovasculares decorrente de seu carma,o Diabetes mellitus.
O DR.Aita era chamado carinhosamente por seus alunos de "tio Rômulo".Era uma forma carinhosa de tratamento,que fazíamos para demonstrar nosso apreço e proximidade.Foram gerações e gerações de alunos que aprenderam seus primeiros passos nas enfermarias do antigo Hospital Universitário(centro)e mais tarde,no Laboratório Cardiopulmonar do HUSM(campus).
Em 1981,tive o prazer de ser seu aluno de semiologia,onde tive as primeiras noções de anamnese e exame físico.Posteriormente,fomos estagiários de eletrocardiografia,quando o Dr.Rômulo era o chefe do Serviço.Aí,intensificava-se a paixão pela cardilogia, iniciada nas aulas de fisiologia, ministradas pelo prof.Hélio Beltrame e nos estágios do ambulatório de Hipertensão Arterial da Secretaria Estadual de Saúde, sob a responsabilidade do Dr.Roberto Valle.
No final dos anos 90,voltei a encontrá-lo na direção do HCAA.
Tio Rômulo,também,era bastante combatente,idealista e honesto.Não admitia desvios de conduta de quem quer fosse.Explicitava seus pensamentos de forma veemente e sem papas na língua.Era verdadeiro,passional e,talvez,também por isso tão querido e admirado pelas pessoas que o cercavam.

Vinho,saúde e medicina

Bom dia,

Sexta-feira,dia 10 de julho,tivemos a oportunidade de assistirmos a belíssima palestra do MD.Jairo Monson sobre o tema Vinho,saúde e medicina proferidos no Espaço Cultural do ICOR/HCAA.Discorreu sobre o tema por uma hora e vinte minutos,encerrando com uma discussão com a platéia.O doutor Jairo,formado pela UFSM em 1981, fez uma vasta explanação desde Hipócrates até nossos dias.Muitos dados apresentados já eram do nosso conhecimento,pois acompanhamos a matéria com interesse há longos anos.Porém,Monson,realmente, é um apaixonado pelo assunto e,quiçá,o médico mais atualizado do RS.Assim,acrescentou informações,mostrou metanalises e novos trabalhos que enriqueceram a apresentação.
Os participantes,em número recorde,interagiram com o palestrante entusiasticamente.Estiveram presentes médicos,nutricionistas,enólogos e apreciadores dessa nobre bebida.Cabe ressaltar a presença do Dr.Daudt,uma das maiores autoridades em vinho do mundo,assim como a dos senhores Fogaça(dono da Velho Amancio)e Roberto Beltrame(dono da Don Roberto),produtores dos melhores vinhos da região central do estado.Ainda,tivemos na assistência o Dr.Wernel Rempel,ex-prefeito de Santa Maria,colega e também,aficcionado em vinhos.
No final da apresentação tivemos uma degustação dos vinhos Velho Amancio,gentilmente,oferecidos pelo Sr. Fogaça,nas dependências do ICOR/HCAA.
Por fim,fomos confraternizar,com um galeto e um bom vinho,no tradicional restaurante Augusto patrocinados pela Astra Zeneca.