domingo, 17 de agosto de 2008

O LEGADO DE DEBAKEY:DISSECÇÃO DE AORTA

Recentemente, faleceu o Dr. Michael E. DeBakey criador da famosa classificação de Debakey para a doença de Dissecção de Aorta, a qual nos acostumamos ao longo de nossa formação acadêmica em Medicina e, especialmente, em cardiologia.Como todo estudante da área da saúde, reverenciamos as grandes personalidades médicas que marcaram a sua passagem com grandes ensinamentos, descobertas, novos diagnósticos e terapias.O Dr. Debakey foi um deles.Foi um dos mais importantes cirurgiões da história.Desenvolveu, ainda, quando jovem, a cirurgia para reparo da aorta.Essa cirurgia foi realizada mais de dez mil vezes no mundo todo.Além disso, foi um dos primeiros cirurgiões a efetuar um "bypass coronariano", a treinar várias gerações de cirurgiões na Baylor College of Medicine, a operar mais sessenta mil pacientes. Em 1996, foi chamado a Moscou para operar Boris Yeltsin, Presidente da Rússia.
Em 2005, Michael volta a fazer história, agora, como paciente, pois com 97 anos, apresentou uma dissecção de aorta tipo 2 e foi submetido a uma cirurgia pelos seus discípulos no Methodist Hospital in Houston.Sobreviveu!!!Voltou a trabalhar.Portanto,DeBakey, aos 98 anos Passou a ser o ser humano mais velho sobrevivente de sua própria técnica cirúrgica, provando, agora, como paciente, que um homem saudável, nessa faixa etária, pode sobreviver a esse procedimento.
Assim, motivados por essa história fantástica, convidamos o MD. Gérson Pereira de Oliveira para palestrar sobre o" legado de DeBakey: dissecção de Aorta", homenageando o grande mestre que sempre foi ator( protagonista) e por fim, também, nos ensinou como expectador em um "grand finaly" surpreendente.