sábado, 26 de junho de 2010

Novo codigo de etica medica

Boa noite!

Nesse dia 24 de junho, dia de São joão, recebemos no Espaco Cultural do ICOR, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul ( CREMERS ), o Dr. Fernando Weber Matos. O Dr. Fernando fez a apresentacao do novo código de ética médica, lançado em abril do corrente ano. Abordou de forma clara e concisa, conseguindo transmitir aos médicos presentes, em duas horas, um código que foi tecido após incansáveis reuniões. Houve bastante participação da plateia que explicitou suas dúvidas. Os médicos preocupados com seus pacientes, com a necessidade de atualização científica permanente, com a agenda cheia, desconhecem, em muito, seus direitos e seus deveres. O novo código, tão bem divulgado pelas entidades médicas e pela mídia, tem entre outras virtudes fazer despertar os discípulos de Hipocrates para
temas contemporâneos como a ortotanasia, a manipulacao genética, a segunda opinião, a autonomia dos pacientes,os transplantes.
Após a palestra fomos jantar no restaurante Santa Brasa com nosso convidado, onde pudemos estreitar laços de amizade e nos interarmos das atividades do nosso conselho.