domingo, 22 de março de 2009

De La Pampa a los Estados Unidos

Caros colegas:


Acabei de ler o livro "De La Pampa a los Estados Unidos"de Rene Favaloro e me deliciei.
Favaloro, como todos sabem, foi o primeiro cirurgião cardíaco a realizar uma ponte de safena aorto-coronariana. Porém, como isso aconteceu, a maioria dos médicos desconhecem.
Esse livro permite-nos viajar no tempo junto a Rene, desde La Plata onde trabalhou como cirurgião geral, a sua ida para a Cleveland Clinic, sua formação como médico-residente do Dr. Effler,seu primeiro retorno para a Argentina, sua volta para os Estados Unidos, seu aprimoramento sua aceitação no staff da Clínica, a primeira ponte de safena, o primeiro transplante de coração de Cleveland e seu definitivo retorno para seu país, para comandar a Fundação Favaloro. Em sua narrativa, chamou-nos a atenção, a riqueza de detalhes do cotidiano, desde a descrição das atividades médicas até o preparo de um churrasco.
Sim, nos deparamos com uma história de corpo e alma. Todas as pessoas citadas foram marcantes na vida de Favaloro, mas um cardiologista se sobressai: Mason Sones, o pai da cinecoronariografia! Uma amizade de fazer inveja (como gosto muito de futebol, lembrei-me da dupla Pelé-Coutinho dos áureos tempos do Santos Futebol Clube). Um completava o outro. Sobressai na narração a profunda admiração de Rene por Sones. Ele o considerava como o grande responsável pela mudança de paradigma no diagnóstico, tratamento e prognóstico da cardiopatia isquêmica. LEIA.VALE A PENA!