quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Viagem A Curitiba Vll Interv

Pessoal,estamos rumando p/ Curitiba p/ assistir o Vll Simpósio de intervenção p/ clínicos.A temática como sempre está interessante.
Teremos vários casos ao vivo pp em bifurcações,tronco,oclusões crônicas.Ainda,revisaremos valvuloplastias,céls.tronco,stents farmacológicos.
Até breve!Desejem-nos boa sorte na estréia do Correspondente Icor...

domingo, 2 de dezembro de 2007

Stents farmacológicos

Recentemente, fui questionado sobre a indicação de stents farmacológicos por um convênio de saúde. Respondi, sem titubear, que em nosso serviço implantamos esses stents em pacientes com diabetes, lesões de tronco de coronária esquerda, artérias de fino calibre(menores do que 2,75mm) e com lesões longas(maiores do que 20 mm), as chamadas indicações "off label". Para os demais casos, utilizamos os stents convencionais. Em seguida, perguntaram sobre as recomendações sobre a terapia antiplaquetária nos pacientes tratados com os stents com drogas, pois há uma preocupação com a trombose tardia que vem sendo relatada na literatura. O Serviço de Hemodinâmica do ICOR preconiza a dupla terapia antiagregante plaquetária (AAS e clopidogrel) por um ano, segundo a orientação do FDA, divulgada no final de 2006.